OVNIS NA GUERRA
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Leonardo da Vinci
Projeto de uma aeronave
Leonardo da Vinci
Antes dos
irmãos Wright e de Santos Dumont, Leonardo da Vinci já tinha feito o projeto de
uma aeronave, nesse caso, um Helicóptero. Leonardo
di Ser Piero da Vinci, ou
simplesmente Leonardo da Vinci (Anchiano, 15 de abril de 1452 — Ambiose, 2 de maio de 1519), foi um polímata nascido na
atual Itália, uma das
figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se
destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda
conhecido como o percursor da aviação e da balística. É
considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a
pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido.
Irmãos Wright
Irmãos Wrigh
Os Irmãos Wright, Wilbur (Millville, 16 de abril de 1867; Dayton, 30 de maio de 1912) e Orville (Dayton, 19 de agosto de 1871; Dayton, 30 de janeiro de 1948), foram dois irmãos Norte americanos,
inventores e pioneiros da aviação aos quais, os americanos, consideram o
crédito pelo desenvolvimento da primeira máquina voadora mais
pesada que o ar, que efetuou um voo controlado, em 17 de Dezembro de 1903.
A principal realização dos irmãos foi a invenção do controle em três eixos, que permitiu ao piloto controlar a aeronave de
forma efetiva e manter o seu equilíbrio. Esse método se tornou e permanece
sendo o padrão em aeronaves de asa fixa de qualquer tipo. Desde o início
do seu trabalho em aeronáutica, os irmãos Wright focaram no desenvolvimento de
um método confiável de controle de pilotagem. Usando um pequeno túnel de vento caseiro,
eles obtiveram uma grande quantidade de dados científicos como nunca antes, o que
os permitiu desenhar e construir asas e hélices mais eficientes que todos até
então. A primeira patente deles, a de Número 821.393, não requeria a
invenção de uma máquina voadora, mas sim a invenção de um sistema de controle
aerodinâmico que manipulava as superfícies de uma máquina voadora.
O
primeiro voo do Wright Flyer I,
17 de
Dezembro
de 1903, Orville pilotando,
Wilbur correndo perto da asa.
Santos Dumond
Santos Dumond
Santos
Dumond, o pai da aviação,
foi um inventor nato, brasileiro, criou o relógio de pulso, o ultraleve, o
chuveiro de água quente e o avião. Um fato interessante é que o próprio Santos
Dumond admitiu que o avião dos irmãos Wright voava melhor que o dele, o que era
verdade, pois o avião dos irmãos Wright era completamente manobrável, ao
contrário do 14 bis. Aos 59 anos Santos Dumond cometeu suicidou, depressivo ao
ver sua invenção o avião se transformando em uma máquina de guerra.
Santos
Dumont, no dia 13 de setembro de 1906, com o "14-BIS", executou em
Paris o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar. A aeronave subiu a
uma altura de 50 metros.
Em 1908,
Santos Dumont constrói o "Demoiselle", cujo desenho serviria de
modelo a todos os projetistas que se seguiram. Santos Dumont construiu tudo
nessa aeronave, inclusive o motor. Em 1910, na primeira exposição da
Aeronáutica realizada no Grand Palais de Paris, o "Demoiselle" foi um
sucesso.
Ainda em
1910, Dumont encerrou sua carreira. Passou a supervisionar as indústrias que
surgiram na Europa. Doente, resolveu voltar ao Brasil. Em 8 de dezembro de
1914, ao ver seu invento ser usado para bombardear a cidade de Colônia, se
decepciona Em 1932 em São Paulo, vê seu invento sendo usado na revolução.Com
esclerose múltipla e depressão, no dia 23 de julho de 1932, Alberto Santos
Dumont, comete suicídio em um hotel no Guarujá, na cidade do Guarujá, litoral
sul de São Paulo.
Escreveu dois livros:
"Dans-L'air" (1904) e "O que Vi e o que Nós Veremos"
(1918)
Primeira Guerra Mundial
Pela primeira vez a batalha sobe
aos céus através dos aviões. Os pilotos ainda
não dominavam esse equipamento, sendo assim, a maioria morria nos treinamentos.
A Primeira Guerra serviu como um grande treinamento para a Segunda Guerra
Mundial.
Nessa época também surgiam
grandes empresas, como a Fokker e Breguet juntamente com grandes pilotos,
como Manfred von Richthofen ( o barão vermelho). Manfred Albrecht Freiherr von Richthofen (Breslau, 2 de maio de 1892 –
Vaux-sur-Somme, 21 de abril de 1918), também conhecido como Barão
Vermelho, foi um piloto de caça alemão na Primeira
Guerra Mundial e é considerado até hoje como o "ás dos ases".
Servindo no exército Imperial, ele foi um líder militar, e como piloto se
tornou um ás da aviação, foi o piloto que mais obteve vitórias na Primeira
Guerra.
Manfred von
Richthofen (barão vermelho)
Segunda Guerra Mundial
Na Segunda Guerra Mundial a
aviação foi um grande marco, sendo utilizada tanto para ataque quanto para
defesa e com isso houve o aperfeiçoamento dos aviões que eram capazes de penetrar
com toda intensidade em território inimigo, destruindo tudo que estivesse ao
seu alcance.
Nesse cenário 5 países se
destacavam no ramo da aviação, os Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética,
Alemanha e o império do Japão.
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A Segunda Guerra Mundial teve
início em 1939, a partir da invasão que a Alemanha realizou em território
polonês. A Liga das Nações, formada principalmente pela Inglaterra e França,
havia acordado com os alemães quanto a não invasão da Polônia, mas Hitler
passou por cima desse acordo, em 1939, dando início, a Segunda Guerra Mundial.
Os países do Eixo eram compostos pela Alemanha,
Itália e Japão; e os países aliados eram formados inicialmente pela Inglaterra
e França – posteriormente, uniram-se aos aliados a Rússia e os Estados Unidos
da América.
Uma noite em novembro de 1944, Edward Schlueter, um
piloto de Bristol Beaufighter, o observador de radar Donald J. Meiers e o
oficial de inteligência Fred Ringwald, voavam ao longo do Reno, a norte de
Estrasburgo. Eles descreveram ver de "oito a 10 luzes laranja
brilhante da asa esquerda ... voando pelo ar em alta velocidade". Nem o
radar aéreo nem o controle terrestre registraram qualquer coisa
próxima. "Schlueter virou-se para as luzes e elas sumiram",
continuou o relatório. "Mais tarde, eles apareceram mais longe. A
exibição continuou por alguns minutos e logo desapareceram. Donald Meiers deu a
esses objetos um nome, tomando uma palavra sem sentido usada por personagens no
popular desenho" Fumou Fighter :" foo fighters ".
O termo
Foo Fighter em si é um enigma. Mas alguns dizem que a expressão "foo
fighter" pode ser traduzida como caça foo. A palavra sem sentido
"foo" surgiu na cultura popular no começo dos anos de 1930. O
cartunista Bill Holman a usou em sinais e trocadilhos nos quadrinhos do
personagem bombeiro Smokey Stover publicadas no jornal Chicago Tribune. Holman
declarou ter visto a expressão na parte inferior de uma estatueta chinesa. O
bordão de Stover era "Onde há foo, há fogo" ("Where there’s a
foo, there’s fire") e "foo" provavelmente veio da palavra
francesa para fogo. No caso ilustrado na imagem ao lado "foo fighter"
equivale afirefighter, bombeiro. "Foo" era usada por militares
na II Guerra e acredita-se que está relacionada a gírias acrônimas militares em
inglês.
Cartunista Bill Holman
Um dos
primeiros relatórios norte-americanos sobre o fenômeno Foo Fighter, datado de
outubro de 1943, relatou que quando B-17s (fortalezas-voadoras) estavam voando
sobre Schweinfurt, Alemanha, durante voos de bombardeio, dúzias de discos
pequenos e prateados apareceram repentinamente; esses discos tinham cerca de
2,5 cm de espessura e 10 cm em diâmetro. Um dos tripulantes de uma
aeronave viu um dos discos atingir a cauda de um dos aviões, mas não provocou
nenhum dano na aeronave.
Mesmo com
as evidências que temos, não há um único caso documentado de qualquer avião de
ser danificado ou abatido por um dos Foo Fighter, embora tenha havido relatos
de pilotos de demolição de uma missão por causa deles. Houve uma infinidade de
relatos de luzes acompanhando os aviões, alguns pilotos achavam que eram alguma
arma secreta dos nazistas.
B-17 (fortaleza-voadora)
Contatos
de radar
Raramente as luzes ou objetos eram detectados nos radares. Em 22 de
dezembro, um piloto com o 415 Night Fighter Squadron relatou dois "grandes
brilhos laranja" que subiram rapidamente em direção ao seu avião quando
ele voou sobre Hagenau, na Alemanha. No chão, o operador de radar também
obteve uma leitura sobre os objetos.
415 Night Fighter Squadron
Hagenau Alemanha
"Ao atingir a nossa altitude", o piloto relatou, os foo
lutadores "se estabilizaram e ficaram na minha cauda". Ele
executou mergulhos íngremes, manobras evasivas, mas os OVNIs o
acompanharam. "Depois de ficar com o avião por dois
minutos", ele testemunhou, "eles desceram e se afastaram, voando sob
controle perfeito, e depois saíram".
Quase sempre os operadores de radar não viam os foo fighter na tela, em raras
ocasiões eles conseguiram confirmar sua existência.
"Eu sempre peguei um alvo na tela do radar que parecia ser uma
aeronave convencional", disse ele. "Mas ... ao ser rastreado
(ele) aceleraria a uma velocidade fantástica, o que impossibilitava a definição
e ainda mais difícil de identificar. Então nos referimos a eles como
'fantasmas'. Foram relatados mais encontros com o suposto OVNI esférico, mas
nenhum dos objetos tomou qualquer ação agressiva. Após o fim da guerra, ficou-se
sabendo que os pilotos alemães e japoneses também estavam vendo as mesmas luzes
e as autoridades militares do Eixo temiam uma arma secreta aliada.
Foram uma infinidade de relatos de avistamentos de luzes misteriosas que
acompanhavam os aviões de guerra.
Poderiam
os pilotos estarem presenciando o fenômeno Raio Esférico ou Fogo de Santelmo?
O Raio Esférico (ou bola)
Quase sempre possuem forma esférica, mas também de forma oval, gota
d’água, bastão, discóide, elipsóide, com diâmetro variando de 10-40cm, em
diferentes cores, mas na maioria das vezes observada o vermelho-laranja, o
amarelo ou branco. Não são excepcionalmente brilhantes, mas podem ser
observados claramente, de dia ou de noite.
É um fenômeno que só recentemente os cientistas têm relacionado com o
avistamento de OVNIs. Esse tipo de fenômeno atmosférico (apesar de ter sido
visto também no espaço) consiste em um tipo de concentração de eletricidade,
quase sempre no formato esférico, que surge geralmente durante uma tempestade,
mas existem relatos de avistamento também com o céu claro e ensolarado.
Vários grupos de cientistas em todo mundo tem
estudado esse fenômeno. O raio bola é chamado por vários nomes, como raio
globular, raio esferoidal, relâmpago globular, etc, e em inglês: “Ball
Lightning”. O fenômeno dura
consideravelmente, muitos relatórios iniciais afirmam que a bola explode ao
final, às vezes com consequências fatais, deixando um cheiro de enxofre.
O fenômeno do raio esférico (ou bola) é pesquisado desde 1850, em torno
de 10.000 visualizações já foram registradas, foram vistos com diâmetros de
1.5m, 0.1 a 0.2m, e 0.01 a 1.00m. O cientista Nikola Tesla gerou em laboratório
raios esféricos de 1 a 2cm de diâmetro com uma duração de 2 a 3 segundos.
Cientista
Nikola Tesla
Foi registrado o caso de um raio esférico que, ao tocar o solo (uma área
de 1.5m de diâmetro) derreteu 440Kg de solo e evaporou aproximadamente 175 litros de água.
Os raios esféricos surgem e repentinamente desaparecem, atravessam
paredes; possuem variedade de cores; há relatos de raios esféricos surgirem
dentro de casas, aviões, e até veículos espaciais; atravessam vidraças sem se
alterar.
Foi relatada a aparição de um raio esférico, durante a Grande Trovoada em uma igreja
em Widecombe-in-the-Moor, Devon, na Inglaterra, em 21 de outubro de 1638, onde quatro
pessoas morreram e aproximadamente 60 ficaram feridas quando, durante uma tempestade,
uma bola de fogo de aproximadamente 2,4 m, foi descrita entrando na igreja. Grandes
pedras das paredes da igreja foram destruídas e jogadas no chão juntamente com
grandes vigas de madeira. A bola de fogo supostamente esmagou os bancos e
muitas janelas, e encheu a igreja de um cheiro de fumo escuro e enxofre.
A bola de fogo teria sido dividida em dois
segmentos, um saindo através de uma janela, esmagando-o e a outra parte
desaparecendo em algum lugar dentro da igreja. A explicação no momento,
devido ao fogo e cheiro de enxofre, era que a bola de fogo era "o
diabo" ou as "chamas do inferno". Mais tarde, alguns
jogaram a culparam da tragédia em duas pessoas que estiveram jogando cartas no
banco da igreja durante o sermão, incorrendo, assim, na ira de Deus.
Igreja de São Pancras em Widecombe-in-the-Moor
Devon Inglaterra
Imaginário Popular
O formato circular dos raios
globulares podem causar uma certa confusão para quem presenceia o fenômeno do
raio bola, pois podem ser confundidos com ovnis já
que se trata de um fenômeno raro, pouco documentado, e cuja ocorrência, somada
a crenças pode levar as pessoas a especularem e acreditarem na possibilidade do
relâmpago globular ser um ovni.
Fogo
de Santelmo
O fogo-de-santelmo (ou fogo
de São Telmo ou ainda fogo de Santo Elmo) consiste numa
descarga eletroluminescente provocada pela ionização do ar num forte campo elétrico provocado
pelas descargas elétricas. Mesmo sendo chamado de fogo, é na realidade um tipo de plasma provocado
por uma enorme diferença de potencial atmosférica.
O fogo-de-santelmo deve o seu nome
a São Pedro Gonçalves Telmo ou a Santo Erasmo (também
conhecido como Santo Elmo ou São Telmo), santos padroeiros dos marinheiros, mareantes e barqueiros, que haviam observado o fenômeno desde a Antiguidade, e acreditavam que a sua aparição era um sinal propício e
que acalmava a tempestade.
Fisicamente, é um resplendor
brilhante branco-azulado que, em algumas circunstâncias, tem aspecto de fogo de
faísca dupla ou tripla, que surge de estruturas altas e pontiagudas como
mastros, cruzes de igreja e chaminés.
O fogo-de-santelmo se observa com
frequência nos mastros dos barcos durante as
tormentas elétricas no mar, alterando a bússola, para
desassossego da tripulação. Benjamin Franklin já
observara, em 1749, que o
fenômeno é de natureza elétrica.
Também se dá em aviões e dirigíveis. Nestes últimos, era muito perigoso, já que muitos deles
eram inflados com hidrogênio, gás muito inflamável.
O fogo-de-santelmo aparece entre as
pontas dos cornos dos bovinos durante as tormentas elétricas, e em objetos
afiados em meio de um tornado. Não é o mesmo que o fenômeno denominado raio globular, mesmo
estando relacionados. Na Grécia Antiga, a
aparição de um único fogo-de-santelmo era chamado de Helena ( Helena é um nome feminino que teve origem com o grego Heléne, a partir de heláne, que significa “tocha”. O
termo hélê quer dizer
“raio de Sol”), fazendo com que o significado de Helena seja “a reluzente”
ou “a resplandecente”, e,
quando eram dois, eram chamados de Castor e Pólux. (Castor (em latim: Castōr; em grego: Κάστωρ, Kastōr,
lit. "castor") e Pollux (em latim: Pollūx) ou
Polideuces (em grego: Πολυδεύκης, Poludeukēs, "vinho muito doce")
eram dois irmãos gêmeos da mitologia grega e romana, filhos de Leda com Tíndaro
e Zeus, respectivamente, irmãos de Helena de Troia e Clitemnestra)
Confusão
com OVNI’s (UFO’s)
Sempre que alguém filma, fotografa ou avista
um objeto voador não identificado, é extremamente importante tentar
compreender que tipo de fenômeno natural pode ser o responsável. Além de
fenômenos naturais, satélites, balões meteorológicos, testes nucleares, testes
de novas aeronaves militares, etc, ou seja, causas humanas também podem
explicar aparições de supostos OVNI’s. Sempre há uma explicação. Não significa
que não seja um óvni, pois sabemos que tem muitos óvnis aparecendo o tempo
todo.No livro O Mundo
Assombrado Pelos Demônios, Carl Sagan cita algumas explicações
comuns para os OVNI’s e uma delas é o fogo-de-santelmo: A maioria das pessoas
informava honestamente o que via, mas o que elas viam eram fenômenos
naturais, ainda que pouco familiares.
Há tantos
satélites lá em cima que eles estão sempre oferecendo espetáculos
espalhafatosos em algum lugar do mundo. Dois ou três se deterioram todos os
dias na atmosfera da Terra, sendo os destroços flamejantes freqüentemente
visíveis a olho nu.
No livro de
Carl Sagan, o autor explica que o aumento de avistamentos de OVNI’s, bem como a
criação do termo ‘disco voador’ são fatos recentes na história humana, coisas
de meados do século XX.
Carl Sagan
No passado,
os marinheiros diziam que o fenômeno Fogo de Santelmo era uma resposta para
suas preces. Antes da era cristã e em civilizações não-cristãs, acreditava-se
ser algo atribuído as divindades. Nos dias de hoje uma pessoa que acredita em
discos voadores, pode muito bem atribuir o fogo-de-Santelmo a uma causa
alienígena. Pode também cometer o engano de dizer que trata-se de “energia
cósmica”. Pode também ser um verdadeiro ovni, vamos apurar nossas observações.
Perguntas que podem chocar:
Os avistamentos de óvnis por parte
dos pilotos de hoje, seriam os mesmos Foo Fighters, avistados pelos pilotos da
segunda guerra mundial?
Se essas luzes eram raios circulares
ou Fogo de Santelmo, como voavam em formação inteligente?
Seriam óvnis ou tecnologia alemã para
a guerra?
Estariam os pilotos, em função do
estresse da guerra, imaginado essas luzes?
Em todos os lugares e em todas as
épocas houve sempre relatos de avistamento de luzes, será que todos seriam
raios?
Quantas luzes já foram ignoradas
pelos pesquisadores, que pensavam tratar-se de raios e na verdade eram ovnis?
Mais uma vez agradeço aos amigos, por
lerem o resumo dos Foo Fighters, se gostaram e acham que algum amigo
pode aproveitar a informação compartilhe, eu sou Carlos Moreira , piloto da
Máquina de Mistérios.
Fontes:
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